UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

AVALIAÇÕES APLICADAS NO UQUINHA AS AVALIAÇÕES SÃO POSTADAS NOS BLOGS DOS PROFESSORES E ACESSADAS PELOS ALUNOS QUE RESPONDEM NOS GABARITOS IMPRESSOS



E.E.F.M. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
Nome:_________________________Série: 1º ano. Turma: B. Turno: Noturno. Data:__/__2011
Prof: Francisco Eduardo.
Atividade Avaliativa Bimestral de Física
01. Um automóvel percorre 6,0km para o norte e, em seguida 8,0km para o leste. A intensidade do vetor posição, em relação ao ponto de partida é:

a) 10 km . b) 14 km c) 2,0 km d) 12 km e) 8,0 km

02.Um corpo é atirado verticalmente para cima a partir do solo com velocidade inicial de módulo 50 m/s. O módulo de sua velocidade vetorial média entre o instante de lançamento e o instante em que retorna ao solo é:

a) 50 m/s b) 25 m/s c) 5,0 m/s d) 2,5 m/s e) zero .

03.As informações a seguir referem-se a um movimento retilíneo realizado por um objeto qualquer.
I. A velocidade vetorial pode mudar de sentido.
II. A velocidade vetorial tem sempre módulo constante.
III. A velocidade vetorial tem direção constante.
A alternativa que representa corretamente o movimento retilíneo é:

a) I, II e III b) Somente III c) Somente II d) II e III e) I e III .
04.Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetórias perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante.

As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: V
A = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B?
a- 13 m/s. b- 15m/s c- 18m/s d- 8m/s e-7m/s

05. O módulo da resultante de duas forças de módulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ângulo de 90 graus vale:
a- 28kgf b- 14kgf c- 10kgf. d- 100kgf e- 2kgf
06. Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas é uma força, de intensidade, em N, igual a:
a- 50. b- 70 c- 110 d- 30

07.Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
a- linear b- vetorial. c- escalar d- algébrica

08.Um automóvel realiza uma curva de raio 20 m com velocidade constante de 72 km/h. Qual é a intensidade de sua aceleração durante a curva, em m/s
2?
a) 0 b) 5 c) 10 d) 20. e) 3,6


09. Determine o módulo da resultante dos vetores a e b em cada caso a seguir:
a) a=12 e b=7 b- a=15 e b= 5 c) a=12 e b=5 d) a=3, b=4, c=5 e d=7.















E.E.F.M. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
Nome:_________________________Série: 2º ano. Turma: C. Turno: vespertino. Nº: Data:__/__2011
Prof: Francisco Eduardo.
Atividade Avaliativa Bimestral de Física


1.O uso de chaminés para escape de gases quentes provenientes de combustão é uma aplicação do processo térmico de:

a- Convecção b- condução c- absorção d- radiação

2. Uma pessoa anda descalça no interior de uma casa onde as paredes, o piso e o ar estão em equilíbrio térmico. A pessoa sente o piso de ladrilho mais frio que o piso de madeira, devido:

a- a efeito psicológico
b- à diferença entre os calores específicos do ladrilho e da madeira
c-
a diferentes propriedades de condução de calor do ladrilho e da madeira.
d- diferença de temperatura entre o ladrilho e a madeira

3. Os iglus, embora feitos de gelo, possibilitam aos esquimós neles residirem por que:

a- O calor específico do gelo é maior do que o da água
b- O
calor específico do gelo é extraordinariamente pequeno, comparado ao da água
c- A capacidade térmica do gelo é muito grande
d- O calor específico do gelo é menor do que o da água
e- O gelo não é um bom condutor de calor.

4.No interior de uma geladeira, a temperatura é aproximadamente a mesma em todos os pontos graças a circulação de ar. O processo de transferência de energia causado por essa circulação de ar é denominado:

a- radiação b- convecção. c- compressão d- condução e- n.r.a

5.Selecione a alternativa que supre as omissões das afirmações seguintes:

I - O calor do Sol chega até nós por _________________________.
II - Uma moeda bem polida fica __________ quente do que uma moeda revestida de tinta preta, quando ambas são expostas ao sol.
III - Numa barra metálica aquecida numa extremidade, a propagação do calor se dá para a outra extremidade por _________________________.
a- radiação - menos - convecção b- convecção - mais – radiação c- radiação - menos - condução.
d- convecção - mais – condução e- convecção - mais - condução
6. Considere as afirmações abaixo sobre a propagação de calor.
I - Em uma geladeira, as prateleiras não devem ser feitas de placas inteiriças.
II - Quando próximo a um forno muito aquecido recebem-se grande quantidade de calor.
III - Para mexer continuadamente um alimento de cozimento demorado deve-se usar colher de pau.
Os processos de transmissão de calor, que justificam as afirmações são, respectivamente;
a- condução, convecção e irradiação b- irradiação, convecção e condução
c- condução, irradiação e convecção d- convecção, irradiação e condução.
e- convecção, condução e irradiação
7.Dois termômetros iguais indicam inicialmente a mesma temperatura. Um deles tem bulbo enegrecido. Quando expostos ao sol, verifica-se que depois de um intervalo de tempo:
a- ambos marcarão a mesma temperatura
b- O termômetro de bulbo negro não indicará nova temperatura
c- a temperatura indicada pelo termômetro de bulbo negro será maior que a temperatura indicado pelo outro.
d- a temperatura indicada pelo termômetro de bulbo negro será menor que a temperatura indicado pelo outro
8. Durante as noites de inverno usamos um cobertor de lã a fim de proteger-nos do frio. Fisicamente é correto afirmar que:

a- a lã retira calor do meio ambiente, fornecendo-o ao nosso corpo
b- a lã possui um baixo coeficiente de condutividade térmica, diminuindo, portanto o fluxo de calor para o ambiente.
c- a lã possui um alto coeficiente de condutividade térmica, diminuindo, portanto o fluxo de calor para o ambiente
d- a lã possui um baixo coeficiente de condutividade térmica, aumentando, portanto o fluxo de calor para o ambiente
e- a lã possui um alto coeficiente de condutividade térmica, aumentando, portanto o fluxo de calor para o ambiente
9. Uma garrafa térmica é constituída de um recipiente de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente. Na sua fabricação, retira-se quase todo o ar existente entre as paredes. O vácuo produzido entre as paredes serve para:

a- evitar a propagação de calor por condução e por convecção.
b- impedir a propagação do calor por radiação
c- aproveitar o calor do meio externo para aquecer mais o líquido dentro da garrafa
d- facilitar a propagação de calor por convecção para resfriar mais rapidamente o líquido em seu interior
e- evitar a dilatação da garrafa

10. Nas grandes cidades, em dias frios, pode ocorrer o fenômeno da inversão térmica, que acarreta um acentuado aumento dos níveis de poluição do ar. Já em dias quentes, observa-se o fenômeno oposto, ou seja, a dispersão dos gases poluentes eliminados pelas indústrias e pelos veículos automotores, o que ocorre devido à:

a- irradiação térmica b- condução térmica c- convecção térmica. d- criogenia
e- elevação da pressão atmosférica

11.Num planeta completamente desprovido de fluídos apenas pode ocorrer propagação de calor por:

a- convecção e condução b- convecção e irradiação c- condução e irradiação.
d- irradiação e- convecção

12-Devido à sua altitude, a pressão atmosférica no topo do Pico da Bandeira é menor do que 1 atm. Entretanto, ao nível do mar pode ser considerada igual a 1 atm.
Assinale a alternativa correta.
Em um recipiente aberto:

a- a água entra em ebulição a 100 ° C, tanto no topo do pico da Bandeira como ao nível do mar
b- a temperatura de ebulição da água é maior do que 100° C no Pico da Bandeira
c- a temperatura de ebulição da água é menor do que 100° C no Pico da Bandeira
d- a temperatura de ebulição da água é maior do que 100° C ao nível do mar
e- a temperatura de ebulição da água é menor do que 100° C ao nível do mar

13-Dois corpos, A e B, recebem a mesma quantidade de calor por segundo. Em 10 s, a variação da temperatura do corpo A é o dobro da de B. Não havendo mudança de estado, pode-se afirmar:

a- A massa de A é o dobro da massa de B
b- O calor específico de A é o dobro do calor específico de B
c- O calor específico de B é o dobro do calor específico de A
d- A capacidade térmica de A é o dobro da capacidade térmica de B
e- A capacidade térmica de B é o dobro da capacidade térmica de A.

14-No interior de uma panela de pressão, o cozimento dos alimentos é mais rápido. Isso ocorre porque a água está submetida a uma pressão maior que a atmosférica e, em conseqüência, a temperatura de ebulição da água é:

a- a mesma que numa panela comum b- menor que numa panela comum
c- maior que numa panela comum
d- maior ou menor que numa panela comum, dependendo da quantidade de água
e- maior ou menor que numa panela comum, dependendo da marca da panela de pressão

15-A água entra em ebulição à temperatura de 100° C, quando submetida a uma pressão de 1 atm. Um antigo livro de Física diz que "é possível que a água entre em ebulição à temperatura ambiente". Sobre esse enunciado, podemos seguramente afirmar que:

a- é verdadeiro, somente se a pressão sobre a água for muito menor que 1 atm
b- é falso, não havendo possibilidade de a água entrar em ebulição à temperatura ambiente
c- é verdadeiro, somente se a pressão sobre a água for muito maior que 1 atm
d- é verdadeiro, somente se a temperatura ambiente for muito elevada, como ocorre em clima de deserto
e- é verdadeiro somente para a "água pesada", tipo de água em que cada átomo de hidrogênio é substituído pelo seu isótopo, conhecido como deutério













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E.E.F.M. José Martins Rodrigues
Avaliação de língua portuguesa
Nome___________________________________

1º) Classifique as conjunções quanto a relação semântica.(aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa,concessiva).

a) Quase não choveu, mas a colheita foi boa.
b) Ora o menino chorava, ora gritava muito.
    c) A aula já começou portanto faça silêncio.
    d) Fique quieto, porque estou estudando.
    e) Os pescadores preparam os barcos e enfrentaram o mar agitado.
    2º)TEXTO I Leia este poema, de Carlos Queiroz Telles:
Ser ou não ser.
Ter ou não ter.

Comer ou não comer.
Beber ou não beber.

Viajar ou não viajar.
Beijar ou não beijar,

vestir ou não vestir,
sair ou não sair,

amar ou odiar,
dormir ou acordar,
brigar ou namorar,
passear ou estudar,
aceitar ou protestar,
aceitar ou protestar,
afinar ou encarar
as grandes dúvidas desta vida:

Será que eu sei o que eu sou?
Será que eu sei o que eu quero?

Será que eu sei o que eu sinto?
Será que essa cuca confusa
cheia de isso ou aquilos...
Será...
Será que isso sou eu?
(Sementes de sol.
São Paulo: Moderna, 1992. p. 45 )

2º) Como se nota o poema é quase inteiramente construído de pares de verbos ( ou orações) e de uma conjunção que se repete várias vezes.

a) O que os verbos desse trecho exprimem no plano da vida do eu lírico?

b) Que tipo de relação existe entre os verbos de cada um dos versos do trecho acima?
c) Qual é a conjunção que liga esses verbos ou orações?

3º) TEXTO II: Leia a tirinha (Fernando Gonsales).




a) Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho?_________________
b) Conjunção ou locução conjuntiva que liga essas orações?______________
    c) Que ideia essa conjunção ou locução conjuntiva exprime?_____________
4º) Complete as frases com as locuções prepositivas, escolhendo entre as seguintes a mais adequada a cada uma.
(em vez de, por meio de, ao lado de, antes de , depois de, defronte de, depois de, a par de, ao invés).
a) Sentou-se __ sua amiga.
b) Mandei o dinheiro___ um amigo.
    c) Ele falou__mim.
    d) Eu estou __ tudo.
    e) Vá de carro__ ônibus.
    TEXTO III: Anedota ( Ziraldo).
A professora diz pro Joãozinho
-Sua redação sobre o cachorro está igualzinho à do seu irmão
    -É que o cachorro é o mesmo, professora.
5º) Identifique no texto:
  • uma preposição que introduz a noção de assunto.
  • um exemplo de crase.
  • Dois exemplos de contração.
TEXTO IV: O Tamar é um projeto ecológico de preservação das tartarugas marinhas.
O anúncio é assinado pela Petrobras. Troque ideias com os colegas: Que relação provavelmente há entre o Projeto Tamar e a Petrobras, uma empresa nacional de produção de petróleo.
No anúncio, há preposição e uma combinação. Identifique-as.( )
As preposições podem assumir, entre outros, os seguintes valores semânticos: tempo,
associação posse, meio, origem, direção, finalidade, lugar.
6º) Identifique no anúncio o valor semântico das preposições empregadas nas seguintes situações.
Compromisso com um futuro melhor”
Respeito ao planeta”
Futuro melhor para todos
Em 19 anos de parceria com a Petrobras”
4 milhões de filhotes de tartarugas ao mar.
7º) Questão
leitura e interpretação de textos ( ENEM ).

Q10. Área 6 / (ENEM 2009)
Do pedacinho do papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas
o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa, ela faz amadurecer o texto Da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.
O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. Textos guardados
acabam cheirando mal, disse Silva Plath, (...) que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? Guardar ou jogar fora? Moacyr scliar. O escritor e seus desafios.
Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A ideia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na frase:

a) “ A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa.”
b)” Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.”
  1. “ O período de maturação na gaveta é necessário(...).”
    d)“ Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso : Ver o seu texto em letra de forma.”
    e) “ ela ( a gaveta) faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho.”
Q4. Àrea 6 ( ENEM 2009)
Manuel Bandeira
Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a
abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose.
Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra,
embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia, e na
sua poesia haja sempre certo toque de morbidez, até no erotismo.
Tradutor de autores como Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel
traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado
por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida,
Pasárgada. Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível,
depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.
Revista Língua Portuguesa, nº 40, fec, 20.

A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a):
a) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as
    informações apresentadas no texto.
    b) substituição de palavras por sinônimos como” lúgubre” e “morbidez”, melancolia”e “ nostalgia”
  1. “emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos: “sua”, “seu”, “esse”, “nosso”,“ele”.
    d) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto.
    e) emprego de expressões que indicam sequência,
Canção Amiga
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheça
e que fale como dois olhos.
...]
Aprendi novas palavras

Avaliação Parcial de Geografia – 2º ano
Professora: Valdiana Pinheiro
Aluno(a): ______________________________ Nº____

  1. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), será uma das tendências demográficas mais importantes do século XXI. Ela foi acelerada com a industrialização e acarretou varias transformações. Sendo assim, o que você entende por Urbanização? (1.0)
  2. Em todo o mundo há cidades pequenas, médias, grandes e gigantescas. Porém, todas elas têm por necessidade se especializar em alguma função, o que lhe dá características particulares, enquanto outras são multifuncionais. Quais os seis principais tipos de funções que as cidades podem ter? De exemplos para cada uma delas. (1.0)
  3. O acelerado processo de urbanização está relacionado a dois fatores. Quais são eles? Defina-os. (1.0)
  4. Em qualquer grande cidade do mundo, o espaço urbano é fragmentado. Sua estrutura assemelha-se a um quebra cabeça em que as peças, embora façam parte de um todo, tem, cada uma sua própria forma e função. Nesse enlace está presente cidades que são consideradas policêntricas. O que entende por cidade policêntrica? (1.0)
  5. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) estima a existência de 3.905 favelas no Brasil, com 6,55 milhões de moradores. Porém a ONU (Organização das Nações Unidas) tem uma definição básica para favela, levando em consideração cinco características. Quase são essas características? (1.0)
  6. A violência urbana - roubo, assalto, seqüestro, homicídio, etc.- atingem milhares de pessoas todos os anos, notadamente em países subdesenvolvidos. Alguns especialistas afirmam que o índice de violência esta intrinsecamente relacionada ao capital social. Sendo assim, o que você entende por Capital Social? Para você, ele tem alguma relação com a violência? (1.0)
  7. A rede urbana é formada pelo sistema de cidades que se interligam umas as outras. Já a hierarquia urbana representa a possibilidade dessa relação, levando-se em conta o poder de cada cidade. Dessa forma, tem-se a hierarquia tradicional e a hierarquia nova. Explique cada uma. (2.0)
08.O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo. Diferencie o capitalismo comercial do capitalismo industrial. ( 2.0)



E.E.F.M. José Martins Rodrigues
Avaliação Parcial de Geografia – 1º ano
Aluno(a): _____________________________Nº______
8. O mapa é uma das mais antigas formas
gráficas de comunicação, precedendo a
própria escrita. Porém, ao longo do tempo, os
mapas foram se aperfeiçoando, obtendo novas
maneiras de serem confeccionados. Sendo
assim, explique as transformações ocorridas
nos mapas ao longo do tempo. (2.0)
9. Relacione a primeira coluna com a segunda.
(1.0)
a) Signos Material do mapa mais antigo
b) Ga-Sur Elementos que compõem os mapas
c) Argila Nome do mapa mais antigo
d) Escala Referencia da dimensão do mapa
10. Quando vista do espaço sideral, a Terra
parece uma esfera perfeita. No entanto, sua
dimensão é desigual. Sendo assim, como se dá
a forma da Terra? Como se dá o achatamento
de suas extremidades? (1.0)
11. São exemplos de projeções: (1.0)
a) Conformes, Equivalentes, Equidistantes
b) Conformes, Escalas, Geóide
c) Equidistante, Grandes, Equivalentes
d) Equivalentes, Grandes, Conformes
e) N.d.a
12. O gráfico estatístico é uma forma de
apresentação dos dados estatísticos cujo
objetivo é o de produzir no investigador uma
impressão mais rápida e viva do fenômeno me
estudo. Sendo assim, para a sua representação,
deve-se obedecer certos requisitos
fundamentais. Quais são eles? Explique-os.
(2.0)
13. Um mapa estabelece relação entre as
informações da realidade que podem ser
quantificadas, ou seja, expressas em forma de
números. Contanto, há diversos tipos de
mapas. Quais são os cinco tipos de mapas mais
utilizados? (1.0)
14. Analise o seguinte gráfico: (2.0)
E.E.F.M. José Martins Rodrigues
Avaliação Parcial de Geografia – 1º ano
Aluno(a): _____________________________Nº______
1. O mapa é uma das mais antigas formas
gráficas de comunicação, precedendo a
própria escrita. Porém, ao longo do tempo, os
mapas foram se aperfeiçoando, obtendo novas
maneiras de serem confeccionados. Sendo
assim, explique as transformações ocorridas
nos mapas ao longo do tempo. (2.0)
2. Relacione a primeira coluna com a segunda.
(1.0)
a) Signos Material do mapa mais antigo
b) Ga-Sur Elementos que compõem os mapas
c) Argila Nome do mapa mais antigo
d) Escala Referencia da dimensão do mapa
3. Quando vista do espaço sideral, a Terra
parece uma esfera perfeita. No entanto, sua
dimensão é desigual. Sendo assim, como se dá
a forma da Terra? Como se dá o achatamento
de suas extremidades? (1.0)
4. São exemplos de projeções: (1.0)
a) Conformes, Equivalentes, Equidistantes
b) Conformes, Escalas, Geóide
c) Equidistante, Grandes, Equivalentes
d) Equivalentes, Grandes, Conformes
e) N.d.a
5. O gráfico estatístico é uma forma de
apresentação dos dados estatísticos cujo
objetivo é o de produzir no investigador uma
impressão mais rápida e viva do fenômeno me
estudo. Sendo assim, para a sua representação,
deve-se obedecer certos requisitos
fundamentais. Quais são eles? Explique-os.
(2.0)
6. Um mapa estabelece relação entre as
informações da realidade que podem ser
quantificadas, ou seja, expressas em forma de
números. Contanto, há diversos tipos de
mapas. Quais são os cinco tipos de mapas mais
utilizados? (1.0)
7. Analise o seguinte gráfico: (2.0)