UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

Linguagens e Códigos

PLANO DE AULA - PROJETO UCA
ATIVIDADE REALIZADA EM 06-04-2011

E.E.F.M JOSÉ MARTINS RODRIGUES                                                     
ENSINO MÉDIO - 3°ANO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDO: AS VANGUARDAS EUROPÉIAS: SURREALISMO
PROFESSOR: HENRIQUE JORGE T. DE PAIVA

OBJETIVOS:
Formar leitores e produtores de texto;                                

Aproximar os leitores da arte;

Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos.

PLANO DE AULA (2AULAS / DURAÇÃO DE 9:50h às 11:30h)

O professor através do uca criará pontes de intertextualidade visando uma melhor abrangência no aprendizado da turma.

Destaca-se que nestas aulas os alunos saem de uma certa passividade em relação ao tradicionalismo de aulas expositivas e passam a atuar como protagonistas do próprio conhecimento em sala.

A idéia é simples: sair do tradicional. Em vez de levar um filminho sobre o tema surrealismo, a própria turma faria o download em sala.

O nosso filme intitula-se "O Cão Andaluz" e o livro didático adotado pela escola nos favorece, pois é indicado para ser visto.

Na primeira aula o professor comentará sobre as características do surrealismo inquirindo a turma sobre o que eles acham sobre o título do filme e o que será
exibido. Após os alunos falarem sobre suas hipóteses o professor escreverá o roteiro de pesquisa no quadro:
Google - 4 shared - download - salvar arquivo.             
Dentro do site de buscas, os alunos irão digitar na caixa de texto 4shared e dentro deste site farão o download. Digitando O Cão Andaluz e através das orientações do professor farão as leituras da página e localizarão o filme (na verdade um curta de 18 minutos) .

UM POUCO DE ATIVIDADE...
Como atividade os alunos construirão uma sinopse do filme assistido e comentarão suas impressões pessoais.


MAIS UM POUCO DE ATIVIDADE... 
Enviar a sinopse do filme por e-mail , usando o laboratório de informática no contra turno.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


ATIVIDADE PARA O 1°ANO /TURNO:MANHÃ/TEMPO: 2AULAS
 RECURSOS: U.C.A/DICIONÁRIOS
OBJETIVOS:
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. /UTILIZAR O U.C.A COMO FONTE DE PESQUISA E ATIVIDADE ESCOLAR/COMPREENDER QUE A PALAVRA PODE ALTERAR O SENTIDO DO TEXTO./UTILIZAR O DICIONÁRIO COMO
RECURSO DE PESQUISA.

O professor utilizará uma atividade no blog. Com auxílio dos dicionários (da sala de multimeios) e da internet cercará o aluno de toda sorte de ferramentas de pesquisa para que este norteado pelo professor consiga estimular-se pela pesquisa, leitura e interpretação de texto. A pesquisa pode ser ampliada abordando a formação de palavras (radical, primitiva e derivada).

A palavra destacada pode ser substituída, sem alteração do sentido da frase, por:
01- (UEMT-LONDRINA) Seu caráter insidioso desagradava a gregos e troianos.
a)invejoso
b)mesquinho
c)pérfido
d)irresponsável
e)insinuante
02- (UEMT-LONDRINA) Os jagunços deslizavam-lhes adiante, impondo todas as fadigas de uma perseguição improfícua.
a)inútil
b)delituosa
c)selvagem
d)imponderável
e)inoportuna
03- (UEMT-LONDRINA) Um exame perfunctório do problema traria a solução desejada.
a)superficial
b)atento
c)arguto
d)consciente
e)imparcial

04- (UEMT-LONDRINA) Nessa edição foram insertos dois capítulos.
a)retirados
b)revistos
c)reescritos
d)impressos
e)introduzidos

05- (UEMT-LONDRINA) A melodia causava-lhe inefável sensação, talvez de saudade, talvez de angústia.
a)rara
b)estranha
c)indizível
d)melancólica
e)interminável


06-(UEMT-LONDRINA) Era notória a probidade de sua vida.
a)pobreza
b)honradez
c)mediocridade
d)rotina
e)miséria

07-(UEMT-LONDRINA) A batuta do maestro fendia airosamente o espaço.
a)aereamente
b)marcialmente
c)desajeitadamente
d)rudemente
e)elegantemente

08-(UEMT-LONDRINA) Na puerícia, a vida é feita de encantos
a)mocidade
b)adolescência
c)pré-puberdade
d)puberdade
e)infância









EEFM José Martins Rodrigues
Plano de Aula – EDUCAÇAO FISICA - ABC DA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL
Professora: Cristina Marques


OBJETIVO
Mostrar as diferenças entre nutrientes encontrados nos alimentos e a importância destes para nossa saúde.



METODOLOGIA
Usar a internet para acessar site utilizando o recurso 
laptop com a finalidade de assimilar mais intensamente o conhecimento por parte dos alunos.







ATIVIDADE
Pesquisar os cuidados com as deficiências nutricionais contra doenças no sentido de melhorar as defesas do nosso organismo.








AVALIAÇAO
Pesquisa informativa associada na leitura.
Trabalho em grupo discussão do tema .
Resumo da pesquisa.
Produção de textos.








 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~*****************~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



 



EEFM José Martins Rodrigues

Plano de Aula – Linguagens e Códigos (Inglês) 
Professora: Elionete Barbosa



Tema: Apresentação dos alunos

Objetivo: Produzir um texto com apresentação pessoal trabalhando com o LAPTOP, utilizando as ferramentas do editor de texto e o tradutor do google.


Conteúdo: Informações Pessoais


Metodologia: Produção de um texto apresentativo contendo informações pessoais e/ou psicológica, no caderno.
Digitação do texto apresentativo no LAPTOP traduzindo-o para o inglês.

Avaliação: Produção de uma apresentação pessoal utilizando o LAPTOP.


Material Organizado pela professora:
Elionete Rodrigues Barbosa








It's never as easy as getting lost when judges know the path. "(Chinese proverb)


Nunca é tão fácil perder-se como quando se julga conhecer o caminho. "(Provérbio chinês)








QUIXADÁ (CE)
2011

Pronomes Indefinidos (Indefinite Pronouns)








Esses pronomes são utilizados para falar de pessoas, objetos ou lugares indefinidos. Referem a pessoas ou coisas, de modo vago ou impreciso.
São eles:
SOME (Algum, alguma, alguns, algumas).
É utilizado em frases afirmativas, antes de um substantivo.
Ex.:
a) There are some books (substantivo) on the table/ Existem alguns livros (substantivo) sobre a mesa.
b) There is some sugar (substantivo) in this cup/ um pouco de açúcar (substantivo) neste copo.
NOTE:
1) Quando oferecemos alguma coisa, utiliza-se geralmente o pronome some.
Ex.:
a) Would you like some beer (substantivo)? / Quer um pouco de cerveja (substantivo)?
b) Would you like some strawberries (substantivo)? / Gostaria de alguns morangos (substantivo)?
2) Quando pedimos alguma coisa.
Ex.:
a) Could you give me some money, please? / Poderia dar-me algum dinheiro, por favor?
Compounds forms:
SOMEBODY / SOMEONE = Alguém
Ex.:
They know somebody (someone) there. (Eles conhecem alguém lá.)
SOMEWAY / SOMEHOW = De alguma forma.
Ex.:
I’ll forget her someway (somehow). (Eu a esquecerei de alguma forma.)
SOMEWHERE = Em algum lugar.
SOMETHING = Alguma coisa.
Ex.:
We need to do something. (Nós precisamos fazer alguma coisa.)
SOMETIME = Alguma vez.
ANY (Algum, Nenhum, Qualquer)
É utilizado em sentenças negativas, antes de um substantivo.
Ex.:
a) There aren´t any towels here/ Não há nenhuma casa aqui.
b) There isn´t any cream in your cup/ Não há nenhum tipo de creme em seu copo.
NOTE:
Em sentenças interrogativas utiliza-se some ou any.






Ex.:
a) Are there any (or some) boys in the classroom? / Há algum (ou alguns) menino na sala de aula?
b) Is there any (or some) coffee in the cup? / Existe algum café (ou alguns) no copo?
Caso especial:
O pronome indefinido any será utilizado quando o verbo estiver na forma afirmativa e a sentença contiver uma palavra de sentido negativo.
Ex.:
a) I never had anything to talk to him/ Eu nunca tive nada para falar com ele
b) I never met anybody/ anyone called by this name/ Eu nunca encontrei ninguém / alguém chamado por esse nome
Compounds forms:
ANYBODY / ANYONE = Alguém, ninguém, qualquer um
Ex.:
Do you know anybody in Portugal? (Você conhece alguém em Portugal?)
ANYWAY /ANYHOW = Algum modo, nenhum modo, qualquer modo
ANYWHERE = Algum lugar, nenhum lugar, qualquer lugar
ANYTHING = Alguma coisa, nenhuma coisa, qualquer coisa
Ex.:
Did you do anything yesterday?(Você fez alguma coisa ontem?)
EVERY (todo, toda)
Compounds forms:
EVERYBODY / EVERYONE =Todos, todo mundo
Note:
O pronome everybody concorda com o verbo no singular.
Ex.:
Everybody is there today.(Todos estão lá hoje.)
EVERYWHERE =Todos os lugares.
Ex:
There are flags everywhere.(Há bandeiras em todos os lugares.)
EVERYTHING =Tudo.
Ex.:
Everything changed there.(Tudo mudou lá.)
NO (nenhum, nenhuma)
Deve ser usado sempre seguido de substantivo.
Quando o verbo está na forma afirmativa, mas a idéia é negativa.
Ex.:
a) There are no towels here/ Não toalhas aqui.
b) There is no cream in your cup/ Não há nenhum creme em seu copo.
Compounds forms:
NOBODY / NO ONE =Ninguém.
Ex:
Nobody called me yesterday.(Ninguém me ligou ontem.)
NO WAY =De modo algum
NOWHERE = Em lugar algum
NOTHING = Nada
Ex.:
Nothing changed there.(Nada mudou lá.)
NONE = nenhum, nenhuma,ninguém ou nada
Utilizado no início ou no fim da frase. Este pronome é utilizado quando o verbo está na forma afirmativa, mas a idéia é negativa.
Preste atenção, porque none é usado no lugar de um pronome ou de um substantivo.
Ex.:
How much money is there in the safe? – None/ Quanto dinheiro no cofre? - Nenhum.
None of them is my friend.(Nenhum deles é meu amigo.)
She has much money, but I have none.(Ela tem muito dinheiro, mas eu não tenho nenhum.)
NOTE:
Esta expressão none of= nenhum de, pode ser usada em três situações:
a) quando for seguida de pronomes objetos.
Ex:
None of yours came here yesterday/ Nenhum de vocês veio aqui ontem.
b) quando vier seguido de ( the + nome no plural).
Ex:
I don’t see none of the girls there/ Eu não vejo nenhuma das meninas .
c) com adjetivos possessivos + substantivo no plural.
Ex:
None of our friends went to the beach/ Nenhum dos nossos amigos foram para a praia.


ALL ( tudo, todos, todas).
ANOTHER (um outro, uma outra).
BOTH ( ambos, os dois, ambas, às duas, um e outro).
EACH ( cada um, cada qual).
EITHER ( um ou outro, uma outra,qualquer deles).
FEW (poucos)
É usado para indicar um pequeno número de coisas (alguns, algumas).
LITTLE (pouco, pouca quantidade).
MANY (muitos, muitas)
É usado para indicar um grande número de coisas.
MUCH (muito, muita)
É usado para indicar uma grande quantidade de coisas que não podem ser contadas ou enumeradas.
ONE - (um, tal) Plural=ones
Indica pessoa ou coisa especificada por um adjetivo.
Pode tomar o artigo definido “the?