UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

Espaço do Aluno - Poesia, opinião, etc.


 

Produção Textual

Para minha mãe

De Raylania 1 º C - Pole Soap - Quixadá - Ceará

Poesia para minha mãe
Raylania Rodrigues
3º Ano Pólo Sabonete
Ela tem atitude
Carinho e Perfeição
Mãe é tudo na vida
É a própria afeição

Mãe é superação
Exemplo de guerreira
Dá sempre o melhor
Luta duro a vida inteira.

Ela gosta de ver
felicidade em seus filhos
Adora compartilhar
esse lindo afeto amigo

Feliz dias da mães
Muita paz no coração
Que Deus a abençoe
Dando força e união.
Mother
 
The we always dedicated
It is
blessed by God
Are the image
of sweetness
Purity and
formusura

Walking
with her
I'll never
feel alone
Welcomes us
, comforts us
hears us,
loves us.

With
all her waking
Life
is full
We follow
our path
More
firm and confident
Because
we are alone

Their advice

Brings
life and joy
redouble
our energy
And
fill us with hope
Faith
love and trust

Mother
, O my mother
and also
my brothers
overcoming
aberrations
She welcomed
with love
all of us at
heart.

From: Raylania 1 º C - Pole Soap - Quixadá - Ceará

 

Mãe
De: Rosileuda dos Santos
3º Ano Pólo Sabonete
A nós sempre dedicada
É por Deus abençoada
És a imagem da doçura
Da beleza e da formusura
Caminhando com ela
Nunca vou me senti sozinha
Nos acolhe, nos conforta
nos escuta, nos ama.
Com ela tudo desperta
A vida fica completa
Seguimos nosso caminho
Mais felizes e confiantes
Pois não estamos sozinhos
Os seus conselhos
Nos traz vida e harmonia
Triplica nossa alegria
E nos enchem de esperança
Com sua sabedoria
Mãe, minha mãe
e também dos meu irmãos
superando descaminhos
ela acolhe com carinho
todos nós no coração.
Essa mãe amável
É a estrela que nos guia
Em cada instante do dia
E nos fala com doçura
pois quer sempre o nosso bem
Sempre presente
minha inspiração permanente
É sempre amada
E como mãe mais do amada
Seu coração de mãe
O amor mais inspirador,
Conhecido mais justo.
O mistério bonito
que é a nossa essência
A razão de nossa existência
Mãe, nossa estrela do amanhã
Brilho intenso do dia
A mais serena harmonia
Que sempre nos guia
O coração de mãe
É sempre harmonioso
Compreensivo e amoroso
Vai fastando os espinho
Com a luz do seu caminho
Mãe sempre serena
De alegria plena
Nos acolhendo amorosamente
E nos acalma, suave a nos proteger

 Mother
From: Rosileuda dos Santos
3rd Year
Polo Soap - Quixadá - Ceará


The we always dedicated
It is
blessed by God
Are the image
of sweetness
Beauty and
formusura
Walking
with her
I'll never
feel alone
Welcomes us
, comforts us
hears us,
loves us.
With
all her waking
Life
is full
We follow
our path
Happier and more
confident
For
we are not alone
Their advice

Brings
life and harmony
Tripled
our joy
And
fill us with hope
With
his wisdom
Mother
, my mother
and also
my brothers
overcoming
aberrations
She welcomed
with love
all of us at
heart.
This
loving mother
It is the star
that guides us
At each
moment of the day
And
speaks softly
because they
always want our good
Where
this
My inspiration
permanent
It's always
loved
And
more beloved as a mother
His
mother's heart
The
most inspiring love,
Known
fairer.
The
Beautiful Mystery
that is
our essence
The
reason for our existence
Mother
, our star of tomorrow
Glare
of the day
The most
serene harmony
That always
leads us
The
mother's heart
It is
always harmonious
Understanding
and loving
Vai
fastando the thorn
With the light
of his way
Mother always
serene
Full
of joy
In
accepting lovingly
And in the
calm, gentle, protect us

 

DESCASO SOCIAL

Quixadá, no interior do Ceará, guarda uma das mais belas paisagens do estado com monumentos históricos e uma natureza incrível. Em Quixadá encontra-se uma formosa pedra, a Pedra da Galinha Choca, ao seu redor o Açude do Cedro. Mas infelizmente, esse Patrimônio histórico está abandonado.
Em Quixadá, o Açude do Cedro e alguns monumentos ao redor, como a casa em que moravam as pessoas que trabalharam na construção do açude, e uma pequena escola, estão abandonados pela Prefeitura e também pelos próprios moradores da redondeza. Isso é um descaso muito grave, pois a nossa história está sendo jogada no lixo e ficando no passado.
Hoje em dia, o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca recebem muitos visitantes, principalmente em finais de semana. Como será que esses visitantes reagem ao verem esse Patrimônio se deteriorando? Com certeza, a exuberância da paisagem da Pedra da Galinha Choca impressiona, mas o estado do local não é dos mais bonitos. Há monumentos que estão sendo deteriorados pela chuva e pelo sol, e o telhado de um desses monumentos está caindo; alguns equipamentos que foram usados na construção do açude estão sendo corroídos pela ferrugem; há locais com lixo jogado no chão. Quer dizer, não há uma manutenção do local.
Essa situação compromete a segurança das pessoas, pois um telhado pode desabar em cima de alguém podendo causar sérios ferimentos. E com os monumentos abandonados, estes viram lugar de encontro as escondidas, também locais para usuários de drogas ou maus indivíduos que podem de alguma forma, causar males aos visitantes e ás pessoas que moram ao redor. Além de tudo isso, não há guias de turismo para orientar as pessoas que visitam o local.
Portanto, deve-se primeiramente, conscientizar as pessoas de que se precisa contribuir para a preservação desse Patrimônio Histórico de Quixadá, pois a participação da Prefeitura e dos moradores é imprescindível. Com a preservação desses patrimônios, a cidade poderá se desenvolver mais  com o turismo, surgindo assim, novas oportunidades de emprego. Quixadá é privilegiada pela bela natureza que tem, então, se devem preservar os Patrimônios Históricos, antes que seja tarde demais.


VILMARA GOMES LIMA, 3°ANO, AGOSTO DE 2011.
EEFM. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
REDAÇÃO SOBRE A AULA DE CAMPO COM OS COMPUTADORES DO PROUCA
NO AÇUDE CEDRO.
APRESENTADA A PROFESSORA VALDIANA PINHEIRO PEREIRA MENDES.

 

Revolução Industrial

INTRODUÇÃO


A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea.
Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.








A) O PROCESSO DE PRODUÇÃO


Nessa evolução, a produção manual que antecede a industrial conheceu duas etapas bem definidas, dentro do processo de desenvolvimento do capitalismo:


O artesanato, foi a forma de produção característica da Baixa Idade Média, durante o renascimento urbano e comercial, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão), possuía os meios de produção ( era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja não havia divisão do trabalho ou especialização. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante, porém não assalariado, pois realizava o mesmo trabalho pagando uma "taxa" pelo utilização das ferramentas.
É importante lembrarmos que nesse período a produção artesanal estava sob controle das corporações de ofício, assim como o comércio também encontrava-se sob controle de associações, limitando o desenvolvimento da produção.
A manufatura, predominou ao longo da Idade Moderna, resultando da ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comércio monetário. Nesse momento, já ocorre um aumento na produtividade do trabalho, devido a divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confecção de um produto. A ampliação do mercado consumidor relaciona-se diretamente ao alargamento do comércio, tanto em direção ao oriente como em direção à América, permanecendo o lucro nas mãos dos grandes mercadores. Outra característica desse período foi a interferência do capitalista no processo produtivo, passando a comprar a matéria prima e a determinar o ritmo de produção, uma vez que controlava os principais mercados consumidores.


A partir da máquina, fala-se numa primeira, numa segunda e até numa terceira e quarta Revolução Industrial. Porém, se concebermos a industrialização, como um processo , seria mais coerente falar-se num primeiro momento (energia a vapor no século XVIII), num segundo momento (energia elétrica no século XIX) e num terceiro e quarto momentos, representados respectivamente pela energia nuclear e pelo avanço da informática, da robótica e do setor de comunicações ao longo dos século XX e XXI, porém aspectos ainda discutíveis.









B) O PIONEIRISMO DA INGLATERRA


A Inglaterra industrializou-se cerca de um século antes de outras nações, por possuir uma série de condições históricas favoráveis dentre as quais, destacaram-se: a grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo; o vasto império colonial consumidor e fornecedor de matérias-primas, especialmente o algodão; a mudança na organização fundiária, com a aprovação dos cercamentos (enclousures) responsável por um grande êxodo no campo, e consequentemente pela disponibilidade de mão-de-obra abundante e barata nas cidades.




Docas de Londres
Outro fator determinante, foi a existência de um Estado liberal na Inglaterra, que desde 1688 com a Revolução Gloriosa. Essa revolução que se seguiu à Revolução Puritana (1649), transformou a Monarquia Absolutista inglesa em Monarquia Parlamentar, libertando a burguesia de um Estado centralizado e intervencionista, que dará lugar a um Estado Liberal Burguês na Inglaterra um século antes da Revolução Francesa.








C) PRINCIPAIS AVANÇOS DA MAQUINOFATURA


Em 1733, John Kay inventa a lançadeira volante.
Em 1767 James Hargreaves inventa a "spinning janny", que permitia a um só artesão fiar 80 fios de uma única vez.
Em 1768 James Watt inventa a máquina a vapor.
Em 1769 Richard Arkwright inventa a "water frame".
Em 1779 Samuel Crompton inventa a "mule", uma combinação da "water frame" com a "spinning jenny" com fios finos e resistentes.
Em 1785 Edmond Cartwright inventa o tear mecânico.





D) DESDOBRAMENTOS SOCIAIS


A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas. A produção em larga escala e dividida em etapas irá distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores irá dominar apenas uma etapa da produção.Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado urbano (classe operária), como classe social definida. Vivendo em condições deploráveis, tendo o cortiço como moradia e submetido a salários irrisórios com longas jornadas de trabalho, a operariado nascente era facilmente explorado, devido também, à inexistência de leis trabalhistas.
O desenvolvimento das ferrovias irá absorver grande parte da mão-de-obra masculina adulta, provocando em escala crescente a utilização de mulheres a e crianças como trabalhadores nas fábricas têxteis e nas minas. O agravamento dos problemas sócio-econômicos com o desemprego e a fome, foram acompanhados de outros problemas, como a prostituição e o alcoolismo.







Os trabalhadores reagiam das mais diferentes formas, destacando-se o movimento "ludista" (o nome vem de Ned Ludlan), caracterizado pela destruição das máquinas por operários, e o movimento "cartista", organizado pela "Associação dos Operários", que exigia melhores condições de trabalho e o fim do voto censitário. Destaca-se ainda a formação de associações denominadas "trade-unions", que evoluíram lentamente em suas reivindicações, originando os primeiros sindicatos modernos.
O divórcio entre capital e trabalho resultante da Revolução Industrial, é representado socialmente pela polarização entre burguesia e proletariado. Esse antagonismo define a luta de classes típica do capitalismo, consolidando esse sistema no contexto da crise do Antigo Regime.

Também em relação ao trabalho, a mulher se deparava frequentemente com grandes limitações, o acesso a determinadas profissões era-lhe negado, a mulher não tinha direito de acesso a determinados lugares que se considerava que deviam ser ocupados por homens. A magistratura, a diplomacia e a política são apenas alguns dos exemplos de sectores profissionais a que a mulher não podia aceder.