UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

terça-feira, junho 21, 2011

Plano de aula de Biologia


Biologia – Priscila Maia – 26/04/2011
Reino fungi – Fungos “zigomicetos e basidiomicetos”

Objetivos:
Desenvolver no aluno habilidades para: Identificar a estrutura e a organização de alguns fungos de nossa região;  Diferenciar os fungos comestíveis e patogênicos encontrados na alimentação diária.




  


Duração da atividade de 2h/a.
Conhecimentos prévios trabalhados com o professor com o aluno.
Estudo dos grupos e as características gerais dos fungos através de pesquisa do livro didático e uso do “Uquinha”.

Estratégia: a escola providenciou o champignons e pedi que os alunos trouxessem de casa pão mofados (com bolor), em seguida fazemos uma coleta de alguns fungos em torno da escola. Colhemos “orelhas de pau”, cogumelos brabos, comumente conhecidos como “frieiras”. Esta última foi toda acompanhada com o “Uquinha”. Os alunos fizeram o registro da aula de campo através de filmagem e fotografias. Logo após a coleta voltamos pra sala de aula e acessamos o site Wikipédia, pesquisamos os tipos de fungos e fizemos a comparação entre os fungos comestíveis e patogênicos. Através do GOOGLE IMAGENS tivemos oportunidade de ver e de conhecer muito mais tipos de fungos. Em seguida alguns alunos aceitaram fazer a degustação do champignon.
Recursos complementares: Laptops (Uquinhas) e o livro didático.
Avaliação: Participação na filmagem, degustação e fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário