UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

quarta-feira, agosto 10, 2011

Projeto Cultural

Projeto Cultural: REVIVENDENDO A CULTURA: APRENDENDO COM O PASSADO E O PRESENTE.

A cultura-somatória de costumes, tradições e valores- é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se de forma característica.

Uma vez que a cultura é uma construção de grupos humanos, anterior a cada um de nós, precisamos aprender os modos que esta vem acontecendo durante o decorrer do tempo, na música, na dança, no teatro, no cinema, na linguagem, nas roupas, nos novos e em novas descobertas etc.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente é uma proposta educacional de incentivo a leitura, escrita, produção e conhecimento cultural e científico. Essa abordagem está fundamentada no princípio de que através da cultura ( dança, música, teatro, cinema, etc) é possível desenvolver diversas formas de conhecimentos, sendo estes linguísticos, sociais e formativos.
Partindo de uma visão interacionalista da linguagem, o ensino desta deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da oralidade, escrita e da análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva “as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever.
(Parâmetros Curriculares Nacionais /Língua Portuguesa, 2001, p. 43 )
Ao estudar os movimentos culturais por décadas é possível saber sobre política, ciências , moda, vocabulário, inovações tecnológicas, e acima de tudo, sobre as manifestações artísticas que são a nossa herança cultural, da qualtemos muito o que ver e ouvir.
Levando em conta esta reflexão é que o projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente tem como foco um conhecimento cultural, no qual serão desenvolvidas atividades que oportunizem a leitura, escrita, produções artísticas, e as grandes descobertas.

OBJETIVO GERAL

Fazer um estudo cultural,linguístico histórico, científico e tecnológico da década de 60 e da contemporaneidade, oportunizando aos educandos a produção do conhecimento nestas áreas.

OBEJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar sobre o Cinema, a música, a dança, e os costumes da referida época:
  • Despertar no aluno o gosto pela poesia através de letras de músicas;
  • Desenvolver um estudo linguístico ocorrente decorrer das décadas.
METODOLOGIA

O Projeto terá como metodologia atividades interdisciplinar de pesquisas e ações, na qual serão engajados todos os professores da E.E.M José Martins Rodrigues. Esse trabalho será desenvolvido em médio prazo, tendo início no primeiro semestre e conclusão efetiva no terceiro período.
O estudo seguirá em das vertentes: A primeira constará de coletas de dados através de livros, jornais, e do uso de tecnologias ( internet).
Segunda, será a divulgação e produção de atividades na referida escola. Sendo estas realizadas pelos discentes envolvidos na pesquisa, cabendo ao professor a incumbência de orientar como essas ações serão realizadas, já este será um estudo interdisciplinar.
Também serão conduzidos trabalhos que envolvam pesquisas de campo, na qual os alunos buscarão conhecer mais sobre pessoas que se destacaram em Quixadá.

PÚBLICO ALVO
Alunos; Comunidade escolar.


DURAÇÂO
Abril a junho e agosto a setembro.




SEQUÊNCIA DIDÁTICAS

  • Show de calouros;
  • Quadro de curiosidades;
  • Dicionário de gírias;
  • Sessões da tarde animada com cinema;
  • Gincanas
  • Momento de vale apenas ver e ouvir de novo ( retrospectiva);
  • Momento da discoteca;
  • Concurso de covers;
MATERIAL ARTÍSTICOS - DESTACADOS
Década de 60

The Beatles
Elvis Presley
Rolling Stones;
Roberto Carlos ( jovem guarda);
Tom Jobim;
Caetano Veloso ;
Maria Betânia;
Gilberto Gil;
Luiz Gonzaga e outros;




DANÇAS

Rock and roll;
Valsa;
Xote;
Lenta;
Discoteca;

FILMES DA DÉCADA DE 60

Embalo de sábado a noite;
A fantástica fábrica de chocolates;
Ao mestre com carinho;
A lenda;
As minas do rei Salomão;
Roberto Carlos em ritmo de aventura.

AVALIAÇÂO
Produção de textos;
Composição de letras de músicas; paródias;
Ilustrações de letras de músicas ou filmes;
Apresentações de danças e coreografias;
Dramatizações;
Composições de cordéis.

CULMINÂNCIA

Para o estudo haverá uma culminância na qual serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e orientados pelos professores. Também contaremos com homenagens aos destaques de nossa cidades. Que acontecerá no dia 30 de junho.


FOTOS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
















ANOS 60
1
BOA NOITE MINHA GENTE

ESTOU AQUI PRA FALAR

DE UMA DECADA ESPECIAL

E A TODOS ENCANTAR

PANCIENCIA NÃO ESQUENTA

É A DECADA DE SESSENTA

QUE VENHO AQUI DESTACAR

2

JOSÉ MARTINS RODRIGUES

UMA ESCOLA SEM IGUAL

PROMOVE TODOS OS ANOS

ESSA NOITE CULTURAL

APROVEITE VENHA TER

UM MOMENTO ESPECIAL
3

LA TEM O TEM NÚCLEO GESTOR
E TAMBÉM A EVELMINHA

TEM MUITO BOM PROFESSOR

PRA ORIENTAR A TURMINHA

É POR ESSE SEU VALOR

QUE LÁ SÓ TEM MAESTRIA

4

MAS VAMOS AO QUE INTERSSA

QUE DEMORAR APORRINHA

VAMOS FALAR DE UMA ÉPOCA

DE LUTA CORAGEM E RINHA

MAS SOBRE TUDO QUE FOI

DE MUDANÇA E DE ESPERANÇA

NA JUVENTUDE QUE VINHA

5

HOJE TUDO É DIFERENTE

O MUNDO É DIGITAL

NAQUELE TEMPO O RADIO

FICAVA NUM PEDESTAL

HOJE VEMOS E OUVIMOS

TUDO EM TEMPO REAL

6

A DANÇA ERA TWUIST

ROCK’N ROLL NA MATINÉ

O MUNDO TODO OUVIA

THE BEATLES ROLLNG STONE

O JOVEM SE DEBATIA

COM DELIRIO E COM PRAZER

7

SAIAS RODADAS AO VENTO

VESTIDINHOS DEGODÊ

CARRINHOS DE ROLIMÃ

CADILAK E BAMBOLÊ

LAMBRETAS LAÇO DE FITA

SAPATINHOS DE DURER

8

O CINEMA NACIONAL

FAZIA JOGO DE CINTURA

ARTE E INTELIGENCIA

DRIBLAVA TODA CENSURA

POIS NOS ANOS 60

A LEI ERA MUITO DURA


9

FALAR NESSA LEI CRUEL

LEMBRA-ME A DITADURA

POIS NA DÉCADA DE 60

REINAVA MUITA TORTURA

AI 5, EXILIO, DOR

DO POVO QUE SE MISTURA

10

ELIS E NARA LEAO

ROBERTO E TOM JOBIM

JAIR VINICIOS E GIL

TODOS COM O MESMO FIM

CAETANO TOM ZÉ E CHICO

RAUL VANDRÉ E TORQUATO

DENUNCIAM O PORVI

11

NOSSOS CANTORES ETERNOS

FAZIAM ACONTECER

USAVAM A ARTE DA MÚSICA

PRA ENFRENTAR O PODER

DENUCIAVAM BONITO

O ABUSO E O PADECER

12

FAZIAM GRANDES FESTIVAIS

UM DELES A MPB

MÚSICA DE QUALIDADE

DE ALEGRIA E SABER

POIS SABIA QUE SÓ ALI

PODIA SE ESPANDIR

SEU REPÚDIO E SEU DOER.



NOS BAILES DOS VESPESPARAIS

ERA FÁCIL DESMAIAR

QUANDO ROBERTO CANTAVA

NÃO PODIAM CONTROLAR

A MOÇADA TODA PROSA

NÃO PARAVA DE CHORAR



Suely Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário