A cultura-somatória de costumes, tradições e valores- é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se de forma característica.
Uma vez que a cultura é uma construção de grupos humanos, anterior a cada um de nós, precisamos aprender os modos que esta vem acontecendo durante o decorrer do tempo, na música, na dança, no teatro, no cinema, na linguagem, nas roupas, nos novos e em novas descobertas etc.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente é uma proposta educacional de incentivo a leitura, escrita, produção e conhecimento cultural e científico. Essa abordagem está fundamentada no princípio de que através da cultura ( dança, música, teatro, cinema, etc) é possível desenvolver diversas formas de conhecimentos, sendo estes linguísticos, sociais e formativos.
Partindo de uma visão interacionalista da linguagem, o ensino desta deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da oralidade, escrita e da análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva “as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever.
(Parâmetros Curriculares Nacionais /Língua Portuguesa, 2001, p. 43 )
Ao estudar os movimentos culturais por décadas é possível saber sobre política, ciências , moda, vocabulário, inovações tecnológicas, e acima de tudo, sobre as manifestações artísticas que são a nossa herança cultural, da qualtemos muito o que ver e ouvir.
Levando em conta esta reflexão é que o projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente tem como foco um conhecimento cultural, no qual serão desenvolvidas atividades que oportunizem a leitura, escrita, produções artísticas, e as grandes descobertas.
OBJETIVO GERAL
Fazer um estudo cultural,linguístico histórico, científico e tecnológico da década de 60 e da contemporaneidade, oportunizando aos educandos a produção do conhecimento nestas áreas.
OBEJETIVOS ESPECÍFICOS
- Investigar sobre o Cinema, a música, a dança, e os costumes da referida época:
- Despertar no aluno o gosto pela poesia através de letras de músicas;
- Desenvolver um estudo linguístico ocorrente decorrer das décadas.
O Projeto terá como metodologia atividades interdisciplinar de pesquisas e ações, na qual serão engajados todos os professores da E.E.M José Martins Rodrigues. Esse trabalho será desenvolvido em médio prazo, tendo início no primeiro semestre e conclusão efetiva no terceiro período.
O estudo seguirá em das vertentes: A primeira constará de coletas de dados através de livros, jornais, e do uso de tecnologias ( internet).
Segunda, será a divulgação e produção de atividades na referida escola. Sendo estas realizadas pelos discentes envolvidos na pesquisa, cabendo ao professor a incumbência de orientar como essas ações serão realizadas, já este será um estudo interdisciplinar.
Também serão conduzidos trabalhos que envolvam pesquisas de campo, na qual os alunos buscarão conhecer mais sobre pessoas que se destacaram em Quixadá.
PÚBLICO ALVO
Alunos; Comunidade escolar.
DURAÇÂO
Abril a junho e agosto a setembro.
SEQUÊNCIA DIDÁTICAS
- Show de calouros;
- Quadro de curiosidades;
- Dicionário de gírias;
- Sessões da tarde animada com cinema;
- Gincanas
- Momento de vale apenas ver e ouvir de novo ( retrospectiva);
- Momento da discoteca;
- Concurso de covers;
Década de 60
The Beatles
Elvis Presley
Rolling Stones;
Roberto Carlos ( jovem guarda);
Tom Jobim;
Caetano Veloso ;
Maria Betânia;
Gilberto Gil;
Luiz Gonzaga e outros;
DANÇAS
Rock and roll;
Valsa;
Xote;
Lenta;
Discoteca;
FILMES DA DÉCADA DE 60
Embalo de sábado a noite;
A fantástica fábrica de chocolates;
Ao mestre com carinho;
A lenda;
As minas do rei Salomão;
Roberto Carlos em ritmo de aventura.
AVALIAÇÂO
Produção de textos;
Composição de letras de músicas; paródias;
Ilustrações de letras de músicas ou filmes;
Apresentações de danças e coreografias;
Dramatizações;
Composições de cordéis.
CULMINÂNCIA
Para o estudo haverá uma culminância na qual serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e orientados pelos professores. Também contaremos com homenagens aos destaques de nossa cidades. Que acontecerá no dia 30 de junho.
FOTOS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
ANOS 60
1
BOA NOITE MINHA GENTE
ESTOU AQUI PRA FALAR
DE UMA DECADA ESPECIAL
E A TODOS ENCANTAR
PANCIENCIA NÃO ESQUENTA
É A DECADA DE SESSENTA
QUE VENHO AQUI DESTACAR
2
JOSÉ MARTINS RODRIGUES
UMA ESCOLA SEM IGUAL
PROMOVE TODOS OS ANOS
ESSA NOITE CULTURAL
APROVEITE VENHA TER
UM MOMENTO ESPECIAL
3
LA TEM O TEM NÚCLEO GESTOR
E TAMBÉM A EVELMINHA
TEM MUITO BOM PROFESSOR
PRA ORIENTAR A TURMINHA
É POR ESSE SEU VALOR
QUE LÁ SÓ TEM MAESTRIA
4
MAS VAMOS AO QUE INTERSSA
QUE DEMORAR APORRINHA
VAMOS FALAR DE UMA ÉPOCA
DE LUTA CORAGEM E RINHA
MAS SOBRE TUDO QUE FOI
DE MUDANÇA E DE ESPERANÇA
NA JUVENTUDE QUE VINHA
5
HOJE TUDO É DIFERENTE
O MUNDO É DIGITAL
NAQUELE TEMPO O RADIO
FICAVA NUM PEDESTAL
HOJE VEMOS E OUVIMOS
TUDO EM TEMPO REAL
6
A DANÇA ERA TWUIST
ROCK’N ROLL NA MATINÉ
O MUNDO TODO OUVIA
THE BEATLES ROLLNG STONE
O JOVEM SE DEBATIA
COM DELIRIO E COM PRAZER
7
SAIAS RODADAS AO VENTO
VESTIDINHOS DEGODÊ
CARRINHOS DE ROLIMÃ
CADILAK E BAMBOLÊ
LAMBRETAS LAÇO DE FITA
SAPATINHOS DE DURER
8
O CINEMA NACIONAL
FAZIA JOGO DE CINTURA
ARTE E INTELIGENCIA
DRIBLAVA TODA CENSURA
POIS NOS ANOS 60
A LEI ERA MUITO DURA
9
FALAR NESSA LEI CRUEL
LEMBRA-ME A DITADURA
POIS NA DÉCADA DE 60
REINAVA MUITA TORTURA
AI 5, EXILIO, DOR
DO POVO QUE SE MISTURA
10
ELIS E NARA LEAO
ROBERTO E TOM JOBIM
JAIR VINICIOS E GIL
TODOS COM O MESMO FIM
CAETANO TOM ZÉ E CHICO
RAUL VANDRÉ E TORQUATO
DENUNCIAM O PORVI
11
NOSSOS CANTORES ETERNOS
FAZIAM ACONTECER
USAVAM A ARTE DA MÚSICA
PRA ENFRENTAR O PODER
DENUCIAVAM BONITO
O ABUSO E O PADECER
12
FAZIAM GRANDES FESTIVAIS
UM DELES A MPB
MÚSICA DE QUALIDADE
DE ALEGRIA E SABER
POIS SABIA QUE SÓ ALI
PODIA SE ESPANDIR
SEU REPÚDIO E SEU DOER.
NOS BAILES DOS VESPESPARAIS
ERA FÁCIL DESMAIAR
QUANDO ROBERTO CANTAVA
NÃO PODIAM CONTROLAR
A MOÇADA TODA PROSA
NÃO PARAVA DE CHORAR
Suely Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário