UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

sexta-feira, agosto 12, 2011

Redaçao de Vilmara Gomes aluna do 3º ANO A - EEFM. José Martins Rodrigues sobre aula de campo Professora Valdiana Pinheiro


DESCASO SOCIAL

Quixadá, no interior do Ceará, guarda uma das mais belas paisagens do estado com monumentos históricos e uma natureza incrível. Em Quixadá encontra-se uma formosa pedra, a Pedra da Galinha Choca, ao seu redor o Açude do Cedro. Mas infelizmente, esse Patrimônio histórico está abandonado.
Em Quixadá, o Açude do Cedro e alguns monumentos ao redor, como a casa em que moravam as pessoas que trabalharam na construção do açude, e uma pequena escola, estão abandonados pela Prefeitura e também pelos próprios moradores da redondeza. Isso é um descaso muito grave, pois a nossa história está sendo jogada no lixo e ficando no passado.
Hoje em dia, o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca recebem muitos visitantes, principalmente em finais de semana. Como será que esses visitantes reagem ao verem esse Patrimônio se deteriorando? Com certeza, a exuberância da paisagem da Pedra da Galinha Choca impressiona, mas o estado do local não é dos mais bonitos. Há monumentos que estão sendo deteriorados pela chuva e pelo sol, e o telhado de um desses monumentos está caindo; alguns equipamentos que foram usados na construção do açude estão sendo corroídos pela ferrugem; há locais com lixo jogado no chão. Quer dizer, não há uma manutenção do local.
Essa situação compromete a segurança das pessoas, pois um telhado pode desabar em cima de alguém podendo causar sérios ferimentos. E com os monumentos abandonados, estes viram lugar de encontro as escondidas, também locais para usuários de drogas ou maus indivíduos que podem de alguma forma, causar males aos visitantes e ás pessoas que moram ao redor. Além de tudo isso, não há guias de turismo para orientar as pessoas que visitam o local.
Portanto, deve-se primeiramente, conscientizar as pessoas de que se precisa contribuir para a preservação desse Patrimônio Histórico de Quixadá, pois a participação da Prefeitura e dos moradores é imprescindível. Com a preservação desses patrimônios, a cidade poderá se desenvolver mais  com o turismo, surgindo assim, novas oportunidades de emprego. Quixadá é privilegiada pela bela natureza que tem, então, se devem preservar os Patrimônios Históricos, antes que seja tarde demais.


VILMARA GOMES LIMA, 3°ANO, AGOSTO DE 2011.
EEFM. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
REDAÇÃO SOBRE A AULA DE CAMPO COM OS COMPUTADORES DO PROUCA
NO AÇUDE CEDRO.
APRESENTADA A PROFESSORA VALDIANA PINHEIRO PEREIRA MENDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário