A visita das estudantes Catie Street, Sarah Leffew, Alisson Hughes
ocorreu de forma tranquila e em um ambiente escolar normal, pois a escola não mudou sua rotina. As estudantes vieram em companhia de Lavina Lima e Silvana Holanda; Técnicas UFC. Lavina é responsável pelo projeto trabalhado com as estudantes do intercâmbio.
Vale ressaltar que o intercâmbio acontece entre estudantes da UFC e estudantes da América do Norte e as estudantes americanas escolheram a escola José Martins Rodrigues em virtude do trabalho que esta desenvolve em especial com o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA).
Partciparam do evento: Salim Hissa Neto; Diretor, Erivaldo Marinho; Coordenador, Lucileuda Barbosa; agente administrativo, Valdery Sampaio; Professor de História e Suely Teixeira; Professora do LEI/PROUCA idealizadores do projeto QUIXADÁ PATRIMÔNIO E CULTURA INTEGRADO AO PROJETO NOSSA TERRA NA WEB da Plataforma Sócrates.
Estiveram presentes: Aldelinda Santiago representando a coordenadora da CREDE 12, Joyce Santana, os técnicos do NTE Quixadá Ionês Brito, Jacinta Barros, Joana Lobo e Thiago Alves. Evelma Ribeiro; Secretária, Graça Furtado; Multimeios, Augusto Ribeiro e Liduina Ferreira; Agentes administrativos e estudantes da escola.
O café da manhã foi servido às 8:00 horas, em seguida assistimos o espetáculo de dança CARCARÁ coreografado pela professora Gerlídia Tavares. O espetáculo trazido pela coreógrafa foi bastante apreciado, uma vez que representou divinamente a força do nosso povo. Após a apresentação da dança, o Professor Valdery Sampaio fez a explanação do projeto.
Durante a tarde iniciamos a visita ao patrimônio histórico e pontos turísticos de Quixadá, os quais estão listados para ser trabalhados no projeto proposto para o intercâmbio.
No dia 06/06 continuamos a visita aos pontos turísticos. Visitamos o Açude Cedro, a Fundação cultural, Chalé da Pedra e o Memorial de Rachel de Queiroz, Museu Histórico de Quixadá, Praça da Estação, Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão e Pedra do Cruzeiro. Visitamos os pontos mais importantes de Quixadá, tendo em vista serem o foco de estudo por nossos estudantes, pois o projeto trabalhado na escola tem como objetivo principal resgatar o valor desse patrimônio, bem como sua preservação. Para isso levamos nossos estudantes para ver a realidade que se encontra Quixadá. O que encontramos, infelizmente, nos pontos mais importantes para nossa História - Açude Cedro, Pedra do Cruzeiro, Estação Ferroviária - foi abandono, degradação e sujeira. O despertar crítico e responsável é uma semente que plantamos em nossos estudantes para que estes possam formar opinião e também possam reivindicar ações construtivas dos nossos governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário