UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

sábado, junho 09, 2012

Relatórios de trabalhos do mestrando Rodrigo Carvalho


Rodrigo Lacerda Carvalho, aluno do Mestrado Acadêmico em Educação (Ensino de Matemática) da Universidade Estadual do Ceará – UECE, está realizando na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues a pesquisa intitulada: O ENSINO DE FUNÇÕES COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE. Esta pesquisa visa observar dentro do contexto da sala de aula como está acontecendo o ensino da disciplina de Matemática, mais especificamente do conteúdo de funções, a partir da chegada do computador na escola. Para isso tomamos como aporte teórico a Teoria da Atividade, além das observações o pesquisador está trabalhando com o professor de Matemática do 1º ano da manhã Glauberto Abreu no planejamento das aulas, visando inserir ações e operações que levem os discentes a sentirem a necessidade de aprender essa disciplina, chegando assim ao nosso principal objetivo que é transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.




Relatório: 10/05/12

Hoje na aula de Matemática para ensinar o conteúdo de lógica matemática, o professor Glauberto trabalhou a torre de Hanói no laptop educacional. Estiveram também presentes em sala a professora do LEI Suelly Teixeira e o mestrando Rodrigo Lacerda, que está fazendo uma pesquisa com o professor Glauberto sobre as possiblidades de usar o uquinha como um instrumento para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática. O professor postou no seu blog a lenda da torre de Hanói, para que os estudantes compreendessem de onde surgiu este jogo. Os discentes começaram a jogar com 3 discos, depois o professor pediu que passassem para 4 peças e assim por diante. Pediu também que os alunos fizessem em um número mínimo de jogadas, até chegarem à conclusão de que existe uma fórmula matemática para se jogar a torre de Hanói. O professor ainda trabalhou o conceito de função, quando os alunos concluíram que o número de jogadas ocorre em função do número de discos. Conseguiu-se criar um ambiente motivador em sala de aula, os alunos estavam envolvidos com a atividade, fizeram inúmeros questionamentos, realmente sentiram-se desafiados.


Planejamento - 09/05/12


Hoje estiveram reunidos os professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o mestrando Rodrigo Lacerda da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O pesquisador apresentou para os docentes As Contribuições da Teoria da Atividade para o Ensino, baseando-se na palestra que foi ministrada pelo Professor Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, da Universidade de São Paulo - USP, na UECE no dia 27/04/12. A palestra proferida pelo mestrando Rodrigo na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues tratou das contribuições da teoria da atividade para a organização do ensino e as possibilidades de aplica-la em sala de aula, para que através de seus pressupostos os professores possam perceber formas mais efetivas na utilização do laptop educacional e consigam gerar uma motivação nos alunos, e estes passem a sentir a necessidade de aprender, nesse processo tem-se a possibilidade de transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.




RELATÓRIO 02.05.12

Em 02.05.12 estiveram reunidos os professores da área de Ciências da Natureza (Química, Física, Matemática e Biologia) e o Professor Rodrigo Lacerda, estudante de Mestrado da UECE, para realizarem o planejamento semanal. O Professor Rodrigo está realizando uma pesquisa sobre como melhorar o ensino de Matemática através do uso do laptop educacional e na oportunidade está dando o suporte necessário aos professores da área. O coordenador da escola Erivaldo Marinho participou do planejamento, relatou alguns informes e dentre eles, disse que os professores do 1º ano do Ensino Médio, nos meses de maio e junho, deveriam utilizar em sala de aula o Projeto do Primeiro Aprender. Os professores decidiram ensinar as ideias principais do Projeto, para que possa ser feita toda a revisão necessária dos conteúdos.

Neste mesmo dia o professor de Matemática Glauberto Abreu e o pesquisador Rodrigo Lacerda levaram os alunos para o Laboratório Educacional Informática – LEI. E com o suporte da Professora Suely Teixeira pesquisaram sobre as contribuições de alguns matemáticos para o avanço no conceito de função, a tarefa teve como objetivo mostrar para os alunos que este conteúdo, assim como toda a Matemática é produto da atividade humana e não algo pronto e acabado como os estudantes costumam pensar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário