Rodrigo Lacerda Carvalho, aluno do Mestrado Acadêmico em Educação (Ensino de Matemática) da Universidade Estadual do Ceará – UECE, está realizando na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues a pesquisa intitulada: O ENSINO DE FUNÇÕES COM O USO DO LAPTOP EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE. Esta pesquisa visa observar dentro do contexto da sala de aula como está acontecendo o ensino da disciplina de Matemática, mais especificamente do conteúdo de funções, a partir da chegada do computador na escola. Para isso tomamos como aporte teórico a Teoria da Atividade, além das observações o pesquisador está trabalhando com o professor de Matemática do 1º ano da manhã Glauberto Abreu no planejamento das aulas, visando inserir ações e operações que levem os discentes a sentirem a necessidade de aprender essa disciplina, chegando assim ao nosso principal objetivo que é transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.
Relatório: 10/05/12
Hoje na aula de Matemática para ensinar o conteúdo de lógica matemática, o professor Glauberto trabalhou a torre de Hanói no laptop educacional. Estiveram também presentes em sala a professora do LEI Suelly Teixeira e o mestrando Rodrigo Lacerda, que está fazendo uma pesquisa com o professor Glauberto sobre as possiblidades de usar o uquinha como um instrumento para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática. O professor postou no seu blog a lenda da torre de Hanói, para que os estudantes compreendessem de onde surgiu este jogo. Os discentes começaram a jogar com 3 discos, depois o professor pediu que passassem para 4 peças e assim por diante. Pediu também que os alunos fizessem em um número mínimo de jogadas, até chegarem à conclusão de que existe uma fórmula matemática para se jogar a torre de Hanói. O professor ainda trabalhou o conceito de função, quando os alunos concluíram que o número de jogadas ocorre em função do número de discos. Conseguiu-se criar um ambiente motivador em sala de aula, os alunos estavam envolvidos com a atividade, fizeram inúmeros questionamentos, realmente sentiram-se desafiados.
Planejamento - 09/05/12
Hoje estiveram reunidos os professores das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia e o mestrando Rodrigo Lacerda da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O pesquisador apresentou para os docentes As Contribuições da Teoria da Atividade para o Ensino, baseando-se na palestra que foi ministrada pelo Professor Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura, da Universidade de São Paulo - USP, na UECE no dia 27/04/12. A palestra proferida pelo mestrando Rodrigo na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Martins Rodrigues tratou das contribuições da teoria da atividade para a organização do ensino e as possibilidades de aplica-la em sala de aula, para que através de seus pressupostos os professores possam perceber formas mais efetivas na utilização do laptop educacional e consigam gerar uma motivação nos alunos, e estes passem a sentir a necessidade de aprender, nesse processo tem-se a possibilidade de transformar a atividade de ensino em atividade de aprendizagem.
RELATÓRIO 02.05.12
Em 02.05.12 estiveram reunidos os professores da área de Ciências da Natureza (Química, Física, Matemática e Biologia) e o Professor Rodrigo Lacerda, estudante de Mestrado da UECE, para realizarem o planejamento semanal. O Professor Rodrigo está realizando uma pesquisa sobre como melhorar o ensino de Matemática através do uso do laptop educacional e na oportunidade está dando o suporte necessário aos professores da área. O coordenador da escola Erivaldo Marinho participou do planejamento, relatou alguns informes e dentre eles, disse que os professores do 1º ano do Ensino Médio, nos meses de maio e junho, deveriam utilizar em sala de aula o Projeto do Primeiro Aprender. Os professores decidiram ensinar as ideias principais do Projeto, para que possa ser feita toda a revisão necessária dos conteúdos.
Neste mesmo dia o professor de Matemática Glauberto Abreu e o pesquisador Rodrigo Lacerda levaram os alunos para o Laboratório Educacional Informática – LEI. E com o suporte da Professora Suely Teixeira pesquisaram sobre as contribuições de alguns matemáticos para o avanço no conceito de função, a tarefa teve como objetivo mostrar para os alunos que este conteúdo, assim como toda a Matemática é produto da atividade humana e não algo pronto e acabado como os estudantes costumam pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário