UCA QUIXADÁ CE

UCA QUIXADÁ CE
AULA DE CAMPO COM OS LAPTOPS EDUCACIONAIS - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - A ESTUDANTE NAJARA FILMA O AÇUDE CEDRO E A GALINHA CHOCA COM O UQUINHA.

EQUIPE DA ESCOLA E.E.M. JOSÈ MARTINS RODRIGUES

sábado, dezembro 24, 2011

A ESCOLA JOSÉ MARTINS RODRIGUES APRESENTA NA UFC - CAMPOS DO PICI, UMA SÍNTESE DAS ATIVIDADES DE 2011 COM O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO.

Dia 20 de dezembro apresentamos as atividades de 2011 com o PROUCA- Programa Um Computador por Aluno.
Juntamente com todas as escolas beneficiadas com o PROUCA no Ceará, A EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES fez sua apresentação mostrando as atividades e os benefícios que o Programa trouxe para a Instituição, alunos e professores.
Na oportunnidade a equipe da UCA UFC fez uma homenagem aos núcleos gestores,  NTEs, professores  e todos que fizeram a PROUCA acontecer com um vídeo mostrando as atividades das escolas envolvidas com o PROUCA.


                           





                                                             



segunda-feira, outubro 31, 2011

ALUNO JMR GANHA COMPUTADOR




Alexandre Bruno Santiago da Silva
Foi contemplado com um computador LENOVO por ter alcançado  média no SPAECE.
Salim Issa Neto, diretor da EEFM José Martins Rodrigues, fez a entrega do computador juntamente com o coordenador escolar Erivaldo Marinho e  a professora Graça Furtado Coordenadora do Multimeios. No ensejo falou da importância de um prêmio como esse e que muitos outros alunos  que seguirem o exemplo de Alexandre poderão ganhar também.








terça-feira, setembro 20, 2011

LAPTOPS DA EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES - QUIXADÁ GANHA NOVO SISTEMA OPERACIONAL


O Sistema Operacional Metasys dos Laptops do PROUCA - Programa Um Computador Por Aluno da Escola José Martins Rodrigues, foi substituído pelo Sistema Operacional UbuntUCA no dia 15 de setembro de 2011. A mudança foi necessária, tendo em vista o peso do Sistema Metasys que tornava tudo muito lento.
O técnico responsável pela mudança do sistema operacional foi o Sr. Neuton Rodrigues, auxiliado pelo Professor Marcílio Dias que também deu aulas de apropriação do novo sistema.
O UbuntUCA está revolucionando a sala de aula, pois nossos alunos estão usufruindo muito mais. Pesquisas, livros, imagens, músicas, chegam muito mais rápido na telinha e podem ser baixados imediatamente, tornando assim, as aulas muito mais interessantes proveitosas e sem perda de tempo.
As aulas de apropriação tecnológica para esclarecimento do novo sistema operacional estão sendo aplicadas no dia a dia da sala de aula, uma vez que os alunos já tem dominio básico tudo se torna mais fácil.
A grande vantagem deste novo sistema segundo a aluna Luanna Joyce do 3° Ano B é a rapidez, promovendo aulas mais longas e proveitosas; para Isabel Lino, aluna da mesma turma, " A internet não tem mais demora e as pesquisas ficaram mais completas e podemos concluir os trabalhos sem perda do conteúdo."
Quantos as desvantagens do novo sistema, não há nenhuma até o momento.
A satisfação é geral, tanto alunos como professores estão de comum acordo. Com o novo sistema operacional teremos muito mais redimentos em nossas aulas.


CAPACITAÇÃO PROJETO UCA PARA OS PROFESSORES DA EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES


Sábado, dia 17 de setembro, estivemos reunidos para mais uma capacitação do PROUCA - PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO da EEFM José Marins Rodrigues. Tivemos como tutoras as Professoras Silvana Holanda e Renata Jaguaribe da UFC. Ionês Brito e Jacinta Ferreira da CREDE 12. Estiveram presentes os professores e os gestores da escola e também os alunos que estão fazendo mestrado sobre o PROUCA na JOSÉ MARTINS RODRIGUES, Cicero da UFC, Rodrigo da UECE.
A capacitação foi bem produtiva no sentido de trazer e levar informações, tirar duvidas e aumentar conhecimentos e vontade de ir bem mais longe.


Adicionar legenda



quinta-feira, setembro 08, 2011

UQUINHAS DESFILAM NO DIA 7 DE SETEMBRO EM QUIXADÁ





HOJE, dia 07 de setembro de 2011, A EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES tendo como diretor o PROFESSOR SALIM HISSA NETO, desfila em comemoração ao dia alusivo a Independência do Brasil levando seu corpo docente e discente e o cortejo de suas atividades educacionais, inclusive, em um pelotão destaque, levou para desfilar quinze (15) LAPTOPS, mostrando à comunidade quixadense o PROUCA - Programa Um Computador Por Aluno.
Para nós da EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES que foi agraciada com o PROUCA e por sabermos que esse programa é de magna importância para nossos alunos, sentimo-nos muito gratificados e felizes.
Parabéns aos profissionais da MARTINS RODRIGUES e principalmente aos seus queridos alunos pelo belo desfile realizado.













































EXTRAS














sexta-feira, agosto 19, 2011

VISITA DA REPRESENTATE DA UFC SILVANA HOLANDA, COORDENADORA DO PROUCA, AQUI EM QUIXADÁ E IONÊS BRITO COORDENADORA DO NTE CREDE 12 - DIA 15/08/2011


MAIS UMA VEZ RECEBEMOS A VISITA DA REPRESENTANTE DA UFC A COORDENADORA DO PROUCA, Sra. SILVANA HOLANDA. A VISITA TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR O ANDAMENTO DAS AULAS COM OS LEPTOPS.

APÓS A REUNIÃO A PROFESSORA MAIS UMA VEZ VISITOU A SALA DE AULA ONDE OS ALUNOS ESTAVAM PESQUISANDO SOBRE A IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA, REFORÇANDO SEUS CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA GERAL.

IMAGENS DO DIA:



SILVANA HOLANDA, SUELY TEIXEIRA, LUCILEIDE ALMEIDA E IONÊS BRITO NO LEI DA EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES.





SILVANA HOLANDA, LUCILEIDE ALMEIDA, IONÊS BRITO, MARCILIO DIAS E ERIVALDO MARINHO NO LEI DA EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES.










































































































sexta-feira, agosto 12, 2011

Redaçao de Vilmara Gomes aluna do 3º ANO A - EEFM. José Martins Rodrigues sobre aula de campo Professora Valdiana Pinheiro


DESCASO SOCIAL

Quixadá, no interior do Ceará, guarda uma das mais belas paisagens do estado com monumentos históricos e uma natureza incrível. Em Quixadá encontra-se uma formosa pedra, a Pedra da Galinha Choca, ao seu redor o Açude do Cedro. Mas infelizmente, esse Patrimônio histórico está abandonado.
Em Quixadá, o Açude do Cedro e alguns monumentos ao redor, como a casa em que moravam as pessoas que trabalharam na construção do açude, e uma pequena escola, estão abandonados pela Prefeitura e também pelos próprios moradores da redondeza. Isso é um descaso muito grave, pois a nossa história está sendo jogada no lixo e ficando no passado.
Hoje em dia, o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca recebem muitos visitantes, principalmente em finais de semana. Como será que esses visitantes reagem ao verem esse Patrimônio se deteriorando? Com certeza, a exuberância da paisagem da Pedra da Galinha Choca impressiona, mas o estado do local não é dos mais bonitos. Há monumentos que estão sendo deteriorados pela chuva e pelo sol, e o telhado de um desses monumentos está caindo; alguns equipamentos que foram usados na construção do açude estão sendo corroídos pela ferrugem; há locais com lixo jogado no chão. Quer dizer, não há uma manutenção do local.
Essa situação compromete a segurança das pessoas, pois um telhado pode desabar em cima de alguém podendo causar sérios ferimentos. E com os monumentos abandonados, estes viram lugar de encontro as escondidas, também locais para usuários de drogas ou maus indivíduos que podem de alguma forma, causar males aos visitantes e ás pessoas que moram ao redor. Além de tudo isso, não há guias de turismo para orientar as pessoas que visitam o local.
Portanto, deve-se primeiramente, conscientizar as pessoas de que se precisa contribuir para a preservação desse Patrimônio Histórico de Quixadá, pois a participação da Prefeitura e dos moradores é imprescindível. Com a preservação desses patrimônios, a cidade poderá se desenvolver mais  com o turismo, surgindo assim, novas oportunidades de emprego. Quixadá é privilegiada pela bela natureza que tem, então, se devem preservar os Patrimônios Históricos, antes que seja tarde demais.


VILMARA GOMES LIMA, 3°ANO, AGOSTO DE 2011.
EEFM. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
REDAÇÃO SOBRE A AULA DE CAMPO COM OS COMPUTADORES DO PROUCA
NO AÇUDE CEDRO.
APRESENTADA A PROFESSORA VALDIANA PINHEIRO PEREIRA MENDES.

quarta-feira, agosto 10, 2011

Projeto Cultural

Projeto Cultural: REVIVENDENDO A CULTURA: APRENDENDO COM O PASSADO E O PRESENTE.

A cultura-somatória de costumes, tradições e valores- é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, 'jeito' este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se de forma característica.

Uma vez que a cultura é uma construção de grupos humanos, anterior a cada um de nós, precisamos aprender os modos que esta vem acontecendo durante o decorrer do tempo, na música, na dança, no teatro, no cinema, na linguagem, nas roupas, nos novos e em novas descobertas etc.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente é uma proposta educacional de incentivo a leitura, escrita, produção e conhecimento cultural e científico. Essa abordagem está fundamentada no princípio de que através da cultura ( dança, música, teatro, cinema, etc) é possível desenvolver diversas formas de conhecimentos, sendo estes linguísticos, sociais e formativos.
Partindo de uma visão interacionalista da linguagem, o ensino desta deve centrar-se em práticas significativas e contextualizadas em que o uso da oralidade, escrita e da análise e reflexão sobre a língua sejam trabalhos essenciais no processo de aprendizagem a fim de que o aprendiz desenvolva “as quatro habilidades linguísticas básicas, falar, escutar, ler e escrever.
(Parâmetros Curriculares Nacionais /Língua Portuguesa, 2001, p. 43 )
Ao estudar os movimentos culturais por décadas é possível saber sobre política, ciências , moda, vocabulário, inovações tecnológicas, e acima de tudo, sobre as manifestações artísticas que são a nossa herança cultural, da qualtemos muito o que ver e ouvir.
Levando em conta esta reflexão é que o projeto Revivendo a Cultura: Aprendendo com o Passado e o Presente tem como foco um conhecimento cultural, no qual serão desenvolvidas atividades que oportunizem a leitura, escrita, produções artísticas, e as grandes descobertas.

OBJETIVO GERAL

Fazer um estudo cultural,linguístico histórico, científico e tecnológico da década de 60 e da contemporaneidade, oportunizando aos educandos a produção do conhecimento nestas áreas.

OBEJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar sobre o Cinema, a música, a dança, e os costumes da referida época:
  • Despertar no aluno o gosto pela poesia através de letras de músicas;
  • Desenvolver um estudo linguístico ocorrente decorrer das décadas.
METODOLOGIA

O Projeto terá como metodologia atividades interdisciplinar de pesquisas e ações, na qual serão engajados todos os professores da E.E.M José Martins Rodrigues. Esse trabalho será desenvolvido em médio prazo, tendo início no primeiro semestre e conclusão efetiva no terceiro período.
O estudo seguirá em das vertentes: A primeira constará de coletas de dados através de livros, jornais, e do uso de tecnologias ( internet).
Segunda, será a divulgação e produção de atividades na referida escola. Sendo estas realizadas pelos discentes envolvidos na pesquisa, cabendo ao professor a incumbência de orientar como essas ações serão realizadas, já este será um estudo interdisciplinar.
Também serão conduzidos trabalhos que envolvam pesquisas de campo, na qual os alunos buscarão conhecer mais sobre pessoas que se destacaram em Quixadá.

PÚBLICO ALVO
Alunos; Comunidade escolar.


DURAÇÂO
Abril a junho e agosto a setembro.




SEQUÊNCIA DIDÁTICAS

  • Show de calouros;
  • Quadro de curiosidades;
  • Dicionário de gírias;
  • Sessões da tarde animada com cinema;
  • Gincanas
  • Momento de vale apenas ver e ouvir de novo ( retrospectiva);
  • Momento da discoteca;
  • Concurso de covers;
MATERIAL ARTÍSTICOS - DESTACADOS
Década de 60

The Beatles
Elvis Presley
Rolling Stones;
Roberto Carlos ( jovem guarda);
Tom Jobim;
Caetano Veloso ;
Maria Betânia;
Gilberto Gil;
Luiz Gonzaga e outros;




DANÇAS

Rock and roll;
Valsa;
Xote;
Lenta;
Discoteca;

FILMES DA DÉCADA DE 60

Embalo de sábado a noite;
A fantástica fábrica de chocolates;
Ao mestre com carinho;
A lenda;
As minas do rei Salomão;
Roberto Carlos em ritmo de aventura.

AVALIAÇÂO
Produção de textos;
Composição de letras de músicas; paródias;
Ilustrações de letras de músicas ou filmes;
Apresentações de danças e coreografias;
Dramatizações;
Composições de cordéis.

CULMINÂNCIA

Para o estudo haverá uma culminância na qual serão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e orientados pelos professores. Também contaremos com homenagens aos destaques de nossa cidades. Que acontecerá no dia 30 de junho.


FOTOS DA REALIZAÇÃO DO PROJETO:
















ANOS 60
1
BOA NOITE MINHA GENTE

ESTOU AQUI PRA FALAR

DE UMA DECADA ESPECIAL

E A TODOS ENCANTAR

PANCIENCIA NÃO ESQUENTA

É A DECADA DE SESSENTA

QUE VENHO AQUI DESTACAR

2

JOSÉ MARTINS RODRIGUES

UMA ESCOLA SEM IGUAL

PROMOVE TODOS OS ANOS

ESSA NOITE CULTURAL

APROVEITE VENHA TER

UM MOMENTO ESPECIAL
3

LA TEM O TEM NÚCLEO GESTOR
E TAMBÉM A EVELMINHA

TEM MUITO BOM PROFESSOR

PRA ORIENTAR A TURMINHA

É POR ESSE SEU VALOR

QUE LÁ SÓ TEM MAESTRIA

4

MAS VAMOS AO QUE INTERSSA

QUE DEMORAR APORRINHA

VAMOS FALAR DE UMA ÉPOCA

DE LUTA CORAGEM E RINHA

MAS SOBRE TUDO QUE FOI

DE MUDANÇA E DE ESPERANÇA

NA JUVENTUDE QUE VINHA

5

HOJE TUDO É DIFERENTE

O MUNDO É DIGITAL

NAQUELE TEMPO O RADIO

FICAVA NUM PEDESTAL

HOJE VEMOS E OUVIMOS

TUDO EM TEMPO REAL

6

A DANÇA ERA TWUIST

ROCK’N ROLL NA MATINÉ

O MUNDO TODO OUVIA

THE BEATLES ROLLNG STONE

O JOVEM SE DEBATIA

COM DELIRIO E COM PRAZER

7

SAIAS RODADAS AO VENTO

VESTIDINHOS DEGODÊ

CARRINHOS DE ROLIMÃ

CADILAK E BAMBOLÊ

LAMBRETAS LAÇO DE FITA

SAPATINHOS DE DURER

8

O CINEMA NACIONAL

FAZIA JOGO DE CINTURA

ARTE E INTELIGENCIA

DRIBLAVA TODA CENSURA

POIS NOS ANOS 60

A LEI ERA MUITO DURA


9

FALAR NESSA LEI CRUEL

LEMBRA-ME A DITADURA

POIS NA DÉCADA DE 60

REINAVA MUITA TORTURA

AI 5, EXILIO, DOR

DO POVO QUE SE MISTURA

10

ELIS E NARA LEAO

ROBERTO E TOM JOBIM

JAIR VINICIOS E GIL

TODOS COM O MESMO FIM

CAETANO TOM ZÉ E CHICO

RAUL VANDRÉ E TORQUATO

DENUNCIAM O PORVI

11

NOSSOS CANTORES ETERNOS

FAZIAM ACONTECER

USAVAM A ARTE DA MÚSICA

PRA ENFRENTAR O PODER

DENUCIAVAM BONITO

O ABUSO E O PADECER

12

FAZIAM GRANDES FESTIVAIS

UM DELES A MPB

MÚSICA DE QUALIDADE

DE ALEGRIA E SABER

POIS SABIA QUE SÓ ALI

PODIA SE ESPANDIR

SEU REPÚDIO E SEU DOER.



NOS BAILES DOS VESPESPARAIS

ERA FÁCIL DESMAIAR

QUANDO ROBERTO CANTAVA

NÃO PODIAM CONTROLAR

A MOÇADA TODA PROSA

NÃO PARAVA DE CHORAR



Suely Teixeira

quinta-feira, junho 23, 2011

AULA DE CAMPO NO AÇUDE CEDRO-QUIXADÁ-CE.- PROFESSORA VALDIANA



Escola José Martins Rodrigues
 A PROFESSORA VALDIANA LEVOU TURMA DO 3° ANO A PARA UMA AULA DE CAMPO NO AÇUDE CEDRO ( O AÇUDE MAIS ANTIGO DO BRASIL) UM DOS PATRIMONIOS HISTÓRICOS NACIONAL MAIS LINDO E IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE, DO CEARÁ E DO BRASIL. VIMOS A BELEZA, MAS ACIMA DE TUDO OBSERVAMOS O DESCASO E O ABANDONO, OBSERVAMOS TAMBÉM O ACÚMULO DE LIXO, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL(QUEIMDAS) E DO PATRIMÔNIO.  A AULA FOI REGISTRADA PELOS ALUNOS, ATRAVÉS DE FOTOGRAFIA E FILMAGEM FEITAS COM OS "UQUINHAS".
FOI UMA AULA MUITO RICA, POIS ALÉM DE AVIVAR NOS ALUNOS O GOSTO PELAS COISAS DA NOSSA TERRA, MOSTRAMOS QUE É NECESSÁRIO, RESTAURAR E PRESERVAR O QUE TEMOS  TÃO IMPORTANTE EM NOSSAS MÃOS, DESPERTANDO A  VISÃO CRÍTICA E CONSCIENTE QUE CADA UM DE NÓS DEVE TER ENQUANTO CIDADÃO QUE SOMOS. A AULA DE GEOGRAFIA TEVE COMO INTERDISCIPLINA: HISTÓRIA (PATRIMÔNIO HISTÓRICO), EDUCAÇÃO AMBIETAL  PRESERVAÇÃO) ARTE EDUCAÇÃO (ARQUITETURA).

OBS: AS FOTOS ESTÃO NO ÁLBUM AO LADO.
Prof.ª Valdiana Pinheiro
Publico alvo: 3° ano A
Objetivo geral: Compreender o significado de patrimônio natural e a construção da identidade histórica a partir da memoria.
Objetivo especifico:
  • Reconhecer a importância da preservação para a transmissão da memóira para novas gerações.
  • Identificar na cidade de Quixadá pontos de memorias e qual a sua importância.
Conteúdo
Preservando o patrimônio natural de Quixadá: Açude do Cedro
Metodologia
Acolhida: frases marcantes sobre Quixadá
Apresentação do tema da aula, com informes gerais
Sondagem
Noção breve sobre patrimônio
Aula de campo:
Visita ao Açude do Cedro,
Registro com fatos e imagens,
Debate sobre a importância desses patrimônios.
Recursos materiais
Uca
Água
Papel
Caneta
Máquina fotográfica
Recursos humanos
Alunos
Professores
Avaliação
Atividade escrita, produção de uma síntese pelos alunos, com um olhar crítico.


Quixadá-Ce, junho de 2011.




DESCASO SOCIAL

Quixadá, no interior do Ceará, guarda uma das mais belas paisagens do estado com monumentos históricos e uma natureza incrível. Em Quixadá encontra-se uma formosa pedra, a Pedra da Galinha Choca, e ao seu redor o Açude do Cedro. Mas infelizmente, esse Patrimônio histórico está abandonado.
Em Quixadá, o Açude do Cedro e alguns monumentos ao redor, como a casa em que moravam as pessoas que trabalharam na construção do açude, e uma pequena escola, estão abandonados pela Prefeitura e também pelos próprios moradores da redondeza. Isso é um descaso muito grave, pois a nossa história está sendo jogada no lixo e ficando na passado.
Hoje em dia, o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca recebem muitos visitantes, principalmente em finais de semana. Como será que esses visitantes reagem ao verem esse Patrimônio se deteriorando? Com certeza, a exuberância da paisagem da Pedra da Galinha Choca impressiona, mas o estado do local não é dos mais bonitos. Há monumentos que estão sendo deteriorados pela chuva e pelo sol, e o telhado de um desses monumentos está caindo; alguns equipamentos que foram usados na construção do açude estão sendo corroídos pela ferrugem; há locais com lixo jogado no chão. Quer dizer, não há uma manutenção do local.
Essa situação compromete a segurança das pessoas, pois um telhado pode desabar em cima de alguém podendo causar sérios ferimentos. E com os monumentos abandonados, estes viram lugar de encontro as escondidas, também locais para usuários de drogas ou maus indivíduos que podem de alguma forma, causar males aos visitantes e ás pessoas que moram ao redor. Além de tudo isso, não há quias de turismo para orientar as pessoas que visitam o local.
Portanto, deve-se primeiramente, conscientizar as pessoas de que se precisa contribuir para a preservação desse Patrimônio Históricos de Quixadá, pois a participação da Prefeitura e dos moradores é imprescindível. Com a preservação desses patrimônios, a cidade poderá desenvolver mais turismo, surgindo assim, novas oportunidades de emprego. Quixadá é privilegiada pela bela natureza que tem, então, se devem preservar os Patrimônio Históricos, antes que seja tarde demais.


VILMARA GOMES LIMA, 3°ANO, AGOSTO DE 2011.
EEFM. JOSÉ MARTINS RODRIGUES
REDAÇÃO SOBRE A AULA DE CAMPO COM OS COMPUTADORES DO PROUCA
NO AÇUDE CEDRO.
APRESENTADA A PROFESSORA VALDIANA PINHEIRO PEREIRA MENDES.


terça-feira, junho 21, 2011

ALUNOS FAZEM O SIMAR - SIMULADO MARTINS RODRIGUES PREPARANDO-SE PARA O SPAECE/ENEM 2011 - NOS "UQUINHAS"

HOJE, SEGUNDA-FEIRA DIA 20 DE JUNHO, ALUNOS DA SEDE DA ESCOLA JOSÉ MARTINS RODRIGUES INICIA UM SIMULADO ON LINE NOS LAPTOPS EDUCACIONAIS - "UQUINHAS" DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO.
AS PROVAS OCORRERÃO NOS DIAS 20, 21 E 22/06/2011
  • SEGUNDA FEIRA, 20/06/2011: MATEMÁTICA, HISTÓRIA, FILOSOFIA E INGLÊS.
  • TERÇA-FEIRA, 21/06/2011: FÍSICA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, ARTE EDUCAÇÃO E ESPANHOL.
  • QUARTA-FEIRA, 22/06/2011: QUÍMICA, BIOLOGIA, LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO FÍSICA.
TODAS AS PROVAS SAO POSTADAS NO BLOG CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESTE FIM, (www.simuladomartins.blogspot.com), MINUTOS ANTES DA REALIZAÇÃO DAS MESMAS.
A NOVIDADE FOI BEM RECEBIDA PELOS ALUNOS E PARA OS PROFESSORES. PARA ESCOLA ESTÁ SENDO MUITO BOA, POIS ALÉM DA DINÂMICA INOVADORA , DIMINUE TAMBEM OS CUSTOS, UMA VEZ QUE AS PROVAS ESCRITAS SERÃO DESTINADAS APENAS PARA OS PÓLOS, TENDO EM VISTA, ESTES NÃO TER AINDA INTERNET, O QUE TORNA ESSA PRÁTICA DA PROVA OLINE IMPOSSIVEL.
O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO VEIO PARA INOVAR O APRENDIZADO EM NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR E NÓS QUE FAZEMOS A EEFM JOSÉ MARTINS RODRIGUES ESTAMOS ACOMPANHANDO O PROCESSO DE FORMA MAIS COMPROMISSADA POSSIVEL.






























Plano de aula de Biologia


Biologia – Priscila Maia – 26/04/2011
Reino fungi – Fungos “zigomicetos e basidiomicetos”

Objetivos:
Desenvolver no aluno habilidades para: Identificar a estrutura e a organização de alguns fungos de nossa região;  Diferenciar os fungos comestíveis e patogênicos encontrados na alimentação diária.




  


Duração da atividade de 2h/a.
Conhecimentos prévios trabalhados com o professor com o aluno.
Estudo dos grupos e as características gerais dos fungos através de pesquisa do livro didático e uso do “Uquinha”.

Estratégia: a escola providenciou o champignons e pedi que os alunos trouxessem de casa pão mofados (com bolor), em seguida fazemos uma coleta de alguns fungos em torno da escola. Colhemos “orelhas de pau”, cogumelos brabos, comumente conhecidos como “frieiras”. Esta última foi toda acompanhada com o “Uquinha”. Os alunos fizeram o registro da aula de campo através de filmagem e fotografias. Logo após a coleta voltamos pra sala de aula e acessamos o site Wikipédia, pesquisamos os tipos de fungos e fizemos a comparação entre os fungos comestíveis e patogênicos. Através do GOOGLE IMAGENS tivemos oportunidade de ver e de conhecer muito mais tipos de fungos. Em seguida alguns alunos aceitaram fazer a degustação do champignon.
Recursos complementares: Laptops (Uquinhas) e o livro didático.
Avaliação: Participação na filmagem, degustação e fotografia.